Frequentemente acompanhamos a abertura e fechamento de vários salões e estúdios de beleza com diferentes níveis de qualificação. Ser um dono de salão é saber mais do que executar bem as técnicas e procedimentos. Para ter sucesso, é necessário ser um verdadeiro empreendedor que sabe administrar agendas, finanças, compras, pessoas e muito mais.
Para te ensinar como se destacar no segmento e aumentar a visibilidade e renda de seu salão, convidamos Sueli Moraes – empreendedora e CEO da OP Beauty Professional.
Você vai aprender a encantar e fidelizar seus clientes com essas dicas valiosas.
Aprenda a escutar e analisar
Converse com seus funcionários e clientes sempre que possível. Observe com um olhar crítico tudo que acontece em seu espaço, desde o momento em que a cliente entra até o pagamento do serviço após a execução. Anote todos os pontos positivos e tudo que você acredita que pode melhorar. Tente separar pelo menos uma hora por semana para fazer uma reunião com sua equipe, pergunte se eles tem ideias de melhorias e como vocês podem executar juntos.
Você já realizou alguma pesquisa com seus clientes e colaboradores? Sabe quais são os serviços mais valorizados por eles?
Se a resposta for não, você pode estar perdendo clientes e colocando seu negócio em risco. Para fazer uma pesquisa de qualidade é super simples e você pode pensar em perguntas que vão gerar ideias para você melhorar o atendimento e os serviços.
As respostas irão te surpreender!
Pense além da caixa
Aprenda a fazer mais.
Já mostramos nesse outro post que a capacitação é uma ótima forma para você expandir o seu conhecimento no ramo e ainda diminuir suas limitações, melhorando assim a sua performance e sua lucratividade.
Além disso, você precisa estimular a sua criatividade para manter o seu salão atrativo para suas clientes e também para seus colaboradores.
Crie promoções, campanhas de incentivo ou pacotes de serviços personalizados como cronograma capilar e venda de produtos home care para sua cliente manter as madeixas bem cuidadas com produtos de qualidade indicados por você. Para descobrir como usar sua autoridade como vendedor especializado na beleza, clique aqui.
Explore o marketing digital: Compartilhe as ações e trabalhos mais legais realizados em seu salão nas redes sociais. Incentive o compartilhamento das fotos, vídeos e conteúdos por suas clientes e também seus funcionários.
Crie um programa de fidelidade
“Atendimento é tudo! A primeira coisa que percebo nos salões onde presto consultoria é a ausência de um protocolo de tratamento e um programa de fidelidade com as clientes. Alguns profissionais cabeleireiros se esquecem até de perguntar o nome da cliente e a tratam com indiferença, sem empatia”, comenta Sueli.
A dica da empreendedora e consultora que atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente é sempre incentivar que os profissionais criem ambientes acolhedores para suas clientes, conheçam seus gostos e ofereçam serviços e atendimento customizados que vão desde uma café com biscoitinhos como ela gosta na sala de espera até enviar um vídeo pelas redes sociais ou whatsapp com dicas específicas de tratamento home care para o tipo de cabelo dela.
“Conhecer a sua cliente vai trazer ainda mais lucratividade. Seu time precisa fidelizá-la e isso se faz com pequenos gestos e, principalmente, oferecendo um serviço de qualidade com resultados valorizados por ela”, completa a CEO da OP Beauty Professional.
Outra dica de atendimento é a atuação personalizada. Estar disponível em vários canais para contato, tem conhecimento técnicos aprofundados sobre os procedimentos e oferecer respostas ágeis aos questionamentos é o caminho para blindar o seu negócio e aumentar a satisfação e fidelização da clientela.
Incentive o marketing boca-a-boca: Que tal criar um desconto ou oferecer algum brinde para clientes que indicam e trazem novos clientes para seu salão?
Separe finanças pessoais e profissionais
Muitos proprietários de salão tem dificuldades na hora da gestão financeira.
Isso acontece pela falta de instrução sobre empreendedorismo e gestão de negócios.
“Eu sempre começo minhas consultorias perguntando se os donos de salão sabem o quanto realmente gastam com coisas simples como a conta de energia e a compra de produtos e se fazem o acompanhamento mês a mês da variação destes valores. Nem sempre os proprietários dominam a parte financeira e um simples ajuste pode impulsionar a receita”, comenta Sueli.
Para começar, a empreendedora recomenda que os donos de estúdios de beleza acompanhem as agendas diariamente para ter a visibilidade de quantos clientes vieram, quanto foi cobrado por cada atendimento, quais serviços e produtos foram comprados, qual profissional atendeu e qual foi a forma de pagamento.
“Acompanhar de perto quanto entra e quanto sai é fundamental. Ter as rédeas soltas nessa tarefa de gestão é perigoso e fatal, principalmente para pequenos negócios”, explica a profissional.
É muito importante verificar o fluxo de caixa todos os dias para acompanhar o faturamento e saber separar o dinheiro no final do mês para pagamento dos funcionários, pagamento das contas fixas (aluguel, luz, água, telefone, internet, etc.) e também reservar um dinheiro para investimento no salão como a compra de novos equipamentos e materiais para potencializar seus serviços. Sueli ainda destaca que é fundamental se organizar pensando a longo prazo: “Emergências podem surgir como foi o caso da crise do COVID-19 e se você se planejar é possível guardar uma porcentagem dos lucros em um fundo de investimento ou conta digital que tem um rendimento mensal maior do que a poupança”.
Busque por ferramentas que irão te ajudar com a gestão como planilhas de organização, calendários de pagamento e aplicativos.
Regra de ouro: Jamais misture suas finanças pessoais com as do salão de beleza.
A OP Beauty Professional também investe na formação de Profissionais da beleza com foco em Especialização e Gestão, para se tornarem Empreendedores de sucesso e por isso é importante sempre acompanhar nossos Posts e Vídeos com conteúdos riquíssimos para você se atualizar. Além disso, em breve a OP Beauty vai lançar o Curso mais completo já feito para profissionais da beleza, que ensina desde o técnico até a gestão de atendimento, marketing e finanças. A formação Master Expert é específica para profissionais que querem alavancar a carreira e se tornarem profissionais completos. O curso é oferecido na modalidade digital (Deixe seu nome na lista de espera clicando aqui) e também presencial em São Paulo com data prevista para Outubro de 2020.
O programa é ministrado por Sueli Moraes – CEO da marca, Magda Macedo – Coordenadora técnica e também convidados especialistas em finanças, gestão de pessoas, marketing e vendas.
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